quarta-feira, 8 de outubro de 2008

DICA 3 - A importância do DR na instalação elétrica

O DR tem seu nome originado de Diferencial Residual e é conhecido como o dispositivo que evita o choque elétrico. Este componente da instalação elétrica tem uma função importantíssima, que é a de evitar que situações de perigo de choque ocorram, desligando automaticamente e rapidamente a energia elétrica daquele ponto.

O que isso significa na prática? Que não tomaremos mais aquele choquinho ao ligar o chuveiro, ao encostar na máquina de lavar ou mesmo ao abrir a geladeira para pegar uma cervejinha gelada. Isso é necessário porque aquele choquinho que parece inofensivo (e muitas vezes consideramos uma “bobeirinha”) pode matar uma pessoa a qualquer momento.

O efeito do choque elétrico depende da condição momentânea da pessoa. Muitas vezes você pode levar um choque e achar que não ele faz nada, mas um dia ele pode encontrar uma determinada situação do seu corpo e pode ser fatal. Aí então... tragédia!

Para evitar isso é que o DR foi criado e a engenharia se encarregou de colocá-lo como dispositivo obrigatório nas instalações elétricas desde 1997. Ao ser instalado, o DR supervisionará a instalação para verificar se alguma situação de risco de choque aparece. Se aparecer, ele desliga automaticamente este circuito, protegendo seus usuários.

Uma dica importante: se a sua instalação elétrica possui um DR instalado e toda vez que você liga um ou mais aparelhos ele desliga (ou mesmo sem motivo algum), verifique imediatamente a sua instalação e substitua os equipamentos com problemas.

Espero que esteja claro o porquê deste dispositivo ser tão importante para uma instalação elétrica. Por isso, NUNCA retire o DR do circuito, caso contrário você estará cometendo um CRIME. E se sua instalação elétrica não possui este dispositivo, procure um profissional habilitado ou uma empresa idônea para reformar imediatamente sua instalação elétrica.

PENSE – A VIDA É UMA SÓ E DEVEMOS CUIDAR DELA COM CARINHO. INVISTA NA SUA SEGURANÇA
Artigo escrito por Edson Martinho. Engenheiro eletricista e consultor do Programa Casa Segura.

DICAS DO MARCUS:

Para proteção da vida humana use o DR de 30mA (o de 300mA é para proteger o patrimônio - máquinas e instalações). A corrente do DR deve ser sempre acima do disjuntor principal. Para perfeito funcionamento do DR o condutor neutro sempre deve passar pelo mesmo.

Fonte:
www.programacasasegura.org/br/noticias.php?conteudo=5000337
www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Automacao/Protecao-de-Circuitos-Eletricos/Interruptores-Diferenciais-Residuais-DRs-RDW
catalogo.weg.com.br/files/artigos/4-39.pdf
Dúvidas:
sulweg@terra.com.br

Nenhum comentário: